PROGRAMA BOLSA FAMILIA DO MUNICÍPIO DE
LIBERATO SALZANO
É um dos programas dentro do cadastro único.
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda diretamente às famílias pobres e extremamente pobres que vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos (condicionalidades) nas áreas de Educação e Saúde.
O Programa Bolsa Família (PBF) foi instituído pela Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004.regulamentado pelo Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.
O Município de Liberato Salzano, é mais entre tantos outros que implantou o Programa Bolsa Família pelo fato de atender a demanda das famílias pobres e extremamente pobres do município.
O Município conta com 842 domicílios cadastrados.
Possui atualmente 438 famílias beneficiarias e atendidas pelo programa, incluindo a comunidade indígena do Rio da Várzea o mesmo teve um aumento em torno de 100% de beneficiários nos últimos 4 anos.
O CRÁS- Centro de Referência da Assistência Social, atua com as famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e ao convívio sócio familiar e comunitário. O Programa Bolsa Família atende junto ao CRÁS do município.
Com objetivo de orientar, acompanhar e informar, o Programa Bolsa Família desenvolve atendimento nas comunidades em parceria com as escolas, onde psicóloga, assistente social e gestor do Bolsa Família palestram mensalmente para as famílias beneficiárias, levando assim informações e orientações sobre qualidade de vida, higiene, alimentação, sexualidade, drogas e outros, e sobre tudo as informações direcionadas a inclusão de famílias ao programa, seus direitos e deveres como beneficiários a sua contribuição para que continuem no Programa.
São desenvolvidos projetos como “Projeto Voar” onde são atendidas crianças de 7 a 14 anos incluindo beneficiários da Bolsa Família.
São atendidas também jovens que participam do Programa Pro Jovem e incluídas no programa Bolsa Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário